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Torneio 24 Horas - Calendário e Regulamento

10.07.09

Boas,

 

Mais vale tarde do que nunca e, como tal aqui ficam mais informações relevantes sobre este torneio de 24 horas de Futsal em Vila das Aves.

 

 

Como podem verificar, fomos a 3ª equipa a ser sorteada.

Como tal ficamos no Grupo A (único grupo com 5 equipas)

 

 

Após este alinhamento de equipas/grupos, o calendário é o seguinte:

 

 

 

 

 

 

Regulamento

- Cada equipa estará sujeita a um sorteio onde ficará assente o seu grupo e horário de encontros.
- As equipas terão de ser constituídas (na inscrição e para os jogos) por um mínimo de 5 e um máximo de 12 atletas, eventualmente em casos extraordinários (casos de lesão) as equipas poderão fazer a inscrição de mais 2 jogadores para a fase final do torneio (para tal deverão apresentar o caso à organização e efectuar o pagamento extra de 20 € por cada atleta).
- Nunca poderão estar mais de 5 jogadores,7 substitutos e três directores.
-Será obrigatória a presença de pelo menos um delegado ao Jogo (em todos os jogos) e facultativa a de um treinador, e de um massagista (caso inscritos).
- O acesso ao pavilhão é efectuado pela recepção mediante identificação pessoal, caso necessário.
- Qualquer objecto passível de causar acidentes deve ser retirado antes de se entrar em campo (anéis, relógios, fios, etc).
- Os participantes deverão ter o cuidado de ler todas as informações destinadas ao uso das instalações.
- Cada equipa terá um balneário próprio, ficando o delegado ao jogo responsável pela chave de acesso ao mesmo. A perda da chave implica uma multa.
- Um elemento da organização acompanhado do delegado ao jogo irá aferir do bom estado do balneário (ou não) antes da entrada para o mesmo, ficando assim a equipa responsabilizada por qualquer dano que possa surgir na altura da sua utilização.
- As equipas dispõem de 20 minutos para tomar banho.
- A organização não se responsabiliza por qualquer extravio, ou furto que possa ocorrer ao longo do torneio.
- É proibida a entrada para o recinto de jogo sem calçado apropriado ( sapatilha ou material similar ).
- Todas as equipas terão obrigatoriamente de estar prontas para jogar à hora marcada do início do jogo (ver multas e critérios de expulsão).
- As equipas terão obrigatoriamente de estar equipadas com camisolas da mesma cor(excepto o guarda redes), numeradas e os jogadores deverão manter sempre o mesmo número durante a prova, será obrigatório o uso de caneleiras.
- Caso as equipas se apresentem com equipamento da mesma cor, será sorteada (por moeda ao ar) no início do encontro a equipa que jogará com os coletes.
- Cada jogador terá de fornecer à organização a sua identificação por fotocópia do BI (frente e verso), sob pena de não participar no torneio.
- O desconhecimento deste regulamento não será aceite como argumento para o não cumprimento do mesmo.

Seguro

- não haverá seguro para eventuais lesões, o delegado e todos os atletas terão de assinar um documento na presença dum elemento da organização assumindo total responsabilidade sobre eventuais lesões.

 

Modelo Competitivo
- O torneio será configurado mediante o número de equipas inscritas, sendo que o mínimo é de 12 equipas.

- Torneio disputado segundo as regras de Futsal (consulta das leis do jogo em www.afporto.com.

Fase de Grupos

- A fase de grupos será disputada em sistema de campeonato a 1 mão, passam 8 equipas aos Quartos de Final.
- No caso de desistência ou expulsão de equipas serão repescados os melhores classificados de todos os grupos imediatamente a seguir. (atendendo aos critérios de classificação da fase de grupos)


Quartos de final

- Disputas em sistema de eliminação directa num só jogo, os vencedores ganham acesso à Meia-Final.
- Em caso de empate o apuramento será decidido por marcação de 5 grandes penalidades.
- No caso de desistência ou expulsão de equipas serão repescadas as equipas que tenham, sido eliminadas nos outros encontros das Quartos de Final (1º critério: melhor resultado. 2º critério: classificação da fase de grupos).

 

Meias-finais

- Disputa em sistema de eliminação directa num só jogo, os vencedores ganham acesso à final, os derrotados disputarão 1 jogo para apuramento do terceiro e quarto Lugar.
- Em caso de empate o apuramento será decidido por marcação de 5 grandes penalidades.
- No caso de desistência ou expulsão de equipas serão repescadas as equipas que tenham, sido eliminadas nos outros encontros das Meias-finais (1º critério: melhor resultado. 2 critério: classificação da fase de grupos).

 

3º e 4º / Final

- Um só jogo, o vencedor será 3º classificado e campeão, respectivamente, o jogo da final terá a duração de 40 minutos dividido em duas partes de 20 minutos, em caso de empate no final dos 40 minutos será disputado um prolongamento de um só período de 5 minutos, caso o empate persista serão marcadas 5 grandes penalidades para cada equipa.


Duração dos encontros

Todos os jogos estarão divididos em partes iguais de 15 m (tempo ininterrupto) com 5 m de intervalo entre elas. Cada equipa terá direito a 1 m em cada período do jogo.


Critérios de classificação (por ordem de importância)

Fase de Grupos: Pontuação; confronto directo; golos marcados; golos sofridos; equipa com menos cartões, moeda ao ar.

A Partir dos quartos de final: 5 penalidades para cada lado, se não for encontrado vencedor, inicia-se uma nova série de penalidades, onde quem falhar perde automaticamente (desde que o adversário também não falhe).


Taças e Prémios

1º Lugar – Taça de 1º classificado + 700 €
2º Lugar – Taça de 2º classificado + 250 €
3º Lugar – Taça de 3º classificado + 100 €
4º Lugar – Taça de 4º classificado

 

Taça Melhor Marcador

- Será considerado melhor marcador, o jogador que mais golos marcar em toda a prova.
Em caso de empate será considerada a seguinte formula:
Formula de calculo = nº golos marcados/nº jogos que realizou
Em caso de novo empate o desempate será efectuado por moeda ao ar

 

 

Taça Melhor Defesa

- Será considerada melhor defesa aquela que acabar com menor coeficiente de golos sofridos em toda a prova.
Em caso de empate o desempate será efectuado por moeda ao ar.

 

 

Taça Fair-Play

- Será atribuída à equipa que apresente a media de cartões mais baixa por jogo em toda a prova.

Formula de calculo = nº Cartões Amarelos + nº cartões vermelhos por acumulação (x2)+ nº cartões vermelhos directos (x3) / nº jogos efectuados

Em caso de empate será considerada a equipa com menor media de faltas passíveis de livre directo por jogo

Formula de calculo = nº faltas( passíveis para livre directo )/nº Jogos efectuados.


Inscrições

- Todas as equipas devem preencher, entregar a ficha de inscrição e proceder ao pagamento da jóia e da caução até às 20 horas do dia 8 Julho.
- Apresentar até ao início do seu primeiro jogo fotocópia do BI de todos os atletas a inscrever.

 

Caução

- Existe para garantir a cobertura de eventuais prejuízos que as equipas possam causar nas instalações do Clube
- Garantir o pagamento das multas.
- A caução será restituída no final do torneio depois de subtraído o valor das multas.

 

Multas

- Cartão amarelo – 02,00 €
- Cartão Vermelho por acumulação – 04,00 €
- Cartão Vermelho directo – 06,00 €
- Cartão Vermelho (Agressões ou distúrbios ) – 30,00 €

- Cartão vermelho por acumulação – 1 Jogo de suspensão
- Cartão vermelho directo –entre 1/3 jogos de suspensão(a decidir pela organização)
- Cartão vermelho (por agressão) – irradiação do jogador em questão

- Atrasos da equipa – 5 minutos de atraso implicam a falta de comparência e respectiva derrota.
- Falta de comparência – 25 €
- Jogador não inscrito – 25 € e derrota 3-0 no jogo em questão.
- Expulsão da equipa – 50€
- Extravio da chave do balneário – 10 €

- Se o valor da caução não for suficiente para cobrir o montante das multas, a equipa em causa fica responsável pelo seu pagamento, sob pena de não continuar em prova. Se for caso disso o valor será descontado no valor de um eventual premio.

 

Critérios para expulsão de uma equipa

- Ocorrência de violência grave dentro do recinto de jogo, faltas de respeito para com a organização, danificação propositada das instalações do pavilhão, outros casos que a organização entenda como graves.
( 2 Faltas de comparência dão direito a expulsão da equipa.)
- No caso de falta de comparência a equipa adversaria ganha por 3-0.
- Se uma equipa for expulsa na fase de grupos serão atribuídos 3 pontos a todas as equipas desse grupo que iriam jogar com ela (Os restantes resultados mantêm-se).
- Ao ser expulsa a equipa perde automaticamente o direito à restituição da caução.


Os casos omissos no regulamento serão decididos pela organização.

Autoria e outros dados (tags, etc)


7 comentários

De ZG27 a 10.07.2009 às 11:53

Fazendo bem as contas é bom que a caução seja no mínimo de 12€. Partindo do princípio que chegamos à final e o Marcelo leva no máximo um amarelo por jogo!!!Image

De ZG27 a 10.07.2009 às 11:56

Pagar por levar amarelos???

Ainda bem que não posso ir jogar. Fazia de propósito só para levar um ou dois.

O vencedor da Taça Fair Play ganha o acumulado?

No mínimo surreal!!!

De organização24horas a 13.07.2009 às 14:35

o objetivo de pagar pelos cartões amarelos não era só para ganhar mais algum dinheiro mas sim para tentar sensibilizar as equipas para o fair-play. pois quem assintiu ao tornei viu que os arbitros foram bastante compreensivos na amostragem de cartões, e para que see saiba durtante todo o torneio não houve um único cartão vermelho.

De Carlos a 13.07.2009 às 15:37

É verdade!
Durante o torneio comentei que os arbitros pareciam ter instruções para não mostrarem muitos cartões.
Confirma-se?
Atenção que não estou a criticar os árbitros.
Até porque na minha opinião estiveram em muito bom nível.

Parabéns à organização!!
Obrigado por virem visitar o nosso "cantinho"

Abraço,

De mouro10 a 13.07.2009 às 21:59


boas...sim os árbitros . não falo dessas pessoas...apenas dar os parabéns ao nino da nossa equipa pelo troféu ganho de melhor marcador...dar os parabéns ao SR.COSTA porque realmente nos proporcionou umas 24 ou 30 horas de muito bom convívio .agradecer tambem ao sr.da equipe da vila das aves pelo muito papel higiénico fornecido...dizer ainda ao Tiago sonecas e ao Moutinho Coutinho /ou bufas nocturno ..como o queiram tratar...que para mim foi um prazer jogar com os dois ( senti me um jovem perto deles ) lol ...dar ainda um forte abraço ao Rodolfo pelo que para mim foi o mvp do torneio,hugo excelente dizer te apenas que ainda existem muitas finais para jogarmos juntos a titular, ao Marcelo pelo o seu empenho e novo visual dá inveja a qualquer um...( NA FOGUEIRA ERA TANTO  O LUME QUE NAO SE VIA COM O FUME ) e por fim ao mister carlos  que sempre que precisar do p.mouro ele esta disponivel para jogar e ajudar a equipa...abraço especial ao grupo todo e ja agora
       1...2.......3....el s.tomé....

De Marcelo a 13.07.2009 às 23:44

Suas porcas finlandesas!!! A verdade é que foi um torneio do "camander" e tal como vos tinha dito bem durinho! Fomos uma equipa solidária, unida, com um bom futsal, duros e disciplinados (excepto o Turtle!). Muito convívio, risota e boa disposição numas 24 horas que pareceram na realidade 48!!! Um pedido de desculpas pela ausência na tainada final, mas não deu mesmo! Muitos parabéns ao Tiago e ao Coutinho pelo acréscimo de qualidade que trouxeram à equipa: o puto esteve muito bem e demonstrou adamento para mais do que o amadorismo e o histérico do Coutinho é cá dos meus, sempre a jogar de faca nos dentes, uma tesão do caraças e a distribuir lenha por todo o lado (acho que na final demos mais porrada do que em todos os jogos pela ARSKS juntos!!!)
Acreditem quando vos digo que estivémos ao nível do torneio de Parceiros e que é um orgulho do caraças jogar ao vosso lado, mesmo com uma costeleta fissurada que me deu dores do arco da velha no final de cada jogo e me impossibilitou de fazer o amor à hora marcada cá em casa... nem mesmo sozinho porque a oscilação do pulso dava umas guinadas que até saltava!!!
Centenaszz e centenaszz de balõeszz, meus guerreiros!!!

De joao a 15.04.2011 às 11:43

Olá, Qual é o valor de inscrição por equipa??
 

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